Sessão Solene 24 de Junho distinguiu entidades e personalidades

images/fotoarquivo/2018/24dejunho2018/medalhados_2024.jpg

O Município de Guimarães distinguiu entidades e personalidades em mais uma sessão solene do 24 de Junho. 

Três entidades foram distinguidas com a Medalha de Honra da Cidade, a mais alta condecoração municipal: o centenário jornal O Comércio de Guimarães, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho e o Exército Português. 

Nos termos do Regulamento de Atribuição de Medalhas Honoríficas Municipais, a Irmandade de São Torcato e Manuel Roriz Mendes foram agraciados com a Medalha de Mérito Social, Paulo Novais com a Medalha de Mérito Científico, Rodrigo Areias com a Medalha de Mérito Cultural, Dulce Félix e Rui Bragança com a Medalha de Mérito Desportivo e Cristina Vaz com a Medalha de Mérito Empresarial. 

Na sua intervenção, o Vice-Chefe de Estado-Maior do Exército, o Tenente-General do Exército Português Paulo Pereira, defendeu o "sentido de honra" ao ser distinguido com a Medalha de Honra referindo a relação de "cooperação" e "amizade" entre o  Município vimaranense e o exército português.

O presidente da Câmara de Guimarães voltou a reiterar a ideia de que o 24 de Junho seja um feriado celebrado em todo o país como dia "Um de Portugal". Domingos Bragança valorizou ainda o reconhecimento dos medalhados. "As medalhas são a prova que o bem comum tem impacto na cidade de Guimarães e no país. Reconhecemos o vosso trabalho por um bem colectivo que procuramos. Guimarães está agradecido", disse. 

Convidado para a sessão deste ano, o Ministro da Educação, Fernando Alexandre, recordou a "visão" de D. Afonso Henriques e de outros portugueses que marcaram a história de Portugal, bem como dos desafios que o país enfrenta. "Portugal consegue hoje chegar ao mundo de muitas formas, mas sobretudo devido ao processo de educação e da inovação", apontou.

Marcações: 24 de junho

Imprimir Email