Engenheiros do Norte defendem ligação ferroviária Guimarães-Braga em 10 minutos
A secção do Norte da Ordem dos Engenheiros defende a ligação das cidades de Guimarães e Braga por comboio. Este projecto foi defendido por aquela entidade numa sessão em que foi debatido o anunciado Plano Ferroviário Nacional que defende a ligação entre as duas cidades por um sistema de autocarros articulados do tipo BRT.
A proposta do Governo aponta para a ligação das cidades de Guimarães, Braga, Famalicão e Barcelos pelo sistema de BRT ou de metro ligeiro, mas a entidade representativa dos Engenheiros do Norte propõe a construção de uma linha de comboio directa entre Braga e Guimarães, com tempo de viagem máximo de 10 ou de 15 minutos se houver uma estação nas Taipas.
De acordo com a proposta, esta ligação sobre carris poderá orçar entre 400 a 450 milhões de euros, sendo que na opção mais barata, é necessário construir um túnel de cerca de 3,2 quilómetros. Já na versão mais cara, o túnel terá de ter 4,5 quilómetros.
“Com esta opção, um comboio pode sair de Guimarães, passar pela nova estação de Braga e ir directamente até Vigo”, na ligação à linha de alta velocidade, afirmou o autor da proposta, João Cunha, administrador do portal Portugal Ferroviário.
Ainda segundo João Cunha, se forem acrescentados cerca de 150 milhões de euros, Guimarães pode ficar a menos de uma hora de comboio de Viana do Castelo e com paragem em Barcelos e Braga. Com a vantagem, acrescentou, de se tratar de uma proposta orçada em cerca de metade do orçamento inicialmente defendido pelo secretário de Estado das Infraestruturas que orçaria os mil milhões de euros e envolver a construção de um túnel com cerca de nove quilómetros.
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