Propostas para este sábado em Guimarães

 

Há várias iniciativas marcadas para este sábado que podem ser boas propostas para os tempos livres.

Na Sociedade Martins Sarmento realiza-se uma conferência sobre «Meio século de democracia moderna em Portugal - As vitórias passadas e os desafios presentes».
Trata-se de uma iniciativa que terá António José Telo como conferencista, marcada para sábado, dia 11, pelas 17h00.

O Museu de Alberto Sampaio recebe este sábado uma jornada de promoção e defesa da história e do património locais dedicada aos morgados e capelas de Guimarães.

A iniciativa enquadra-se no projecto VINCULUM, que estudou o impacto social, económico e cultural dos «vínculos» (morgadios e capelas) na sociedade portuguesa entre os séculos XIV e XVII, com base em dados recolhidos em arquivos de todo o País.
Alojado na Universidade Nova de Lisboa e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, este projecto está a ser apresentado publicamente em vários ciclos de conferências divididos pelas cidades de Guimarães e Lisboa, numa iniciativa intitulada «Acordar História Adormecida: os Documentos do Projeto VINCULUM».
A jornada terá lugar na Sociedade Martins Sarmento, de manhã, e no Museu de Alberto Sampaio, à tarde, com várias conferências, nomeadamente sobre os “vínculos” de Guimarães.
A participação é limitada à lotação do espaço.

Em Ponte decorrem as festas em honra de Nossa Senhora do Rosário.
De acordo com o programa, às 16h00 há festa da espuma para crianças e às 19h00 há celebração de missa.
Às 21h30 actua o Grupo Função Pública.

Em Nespereira há festa em honra do Senhor dos Aflitos. Às 20h30 há missa na igreja paroquial. No final realiza-se uma procissão de velas em direcção à capela do Senhor dos Aflitos.

Em Longos começa este sábado a Feira da Terra. É uma organização da Junta de Freguesia marcada para a escola EB1 daquela freguesia.
A abertura da Feira é às 15h00 e nela há exposição de carros clássicos, animação musical, praça alimentar e venda de produtos da terra.
A animação está a cargo de Bento Batista, Carlos Ribeiro e Tino da Rans.


Marcações: propostas

Imprimir Email