Exposição de pinturas (re)Tratar o Lúpus

A colecção de pintura «Mulheres com asas», A colecção de pintura «Mulheres com asas», de Helena Lobato é inaugurada este sábado nos claustros do edifício da Câmara Municipal de Guimarães. Trata-se de uma iniciativa integrada no Dia Mundial do Lúpus.

A iniciativa é organizada pela psicóloga Sofia Ribeiro, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Associação de Doente com Lúpus.
A exposição dá a conhecer "mulheres, amigas, guerreiras, que como ela não se deixaram definir pela doença que lhes calhou, o Lúpus".

As “asas” que o lúpus apresentou a estas mulheres (a borboleta é realmente o símbolo perfeito para retratar esta doença) tem-nas levado a fazer outros vôos que as conduzem a destinos, vitórias, superações inimagináveis. Mais do que grandes mulheres com garra; são enormes «Mulheres com Asas».
A Inauguração da exposição é às 16 horas.

O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune. Manifesta-se por crises e pode afectar a pele, tendões, articulações e outros órgãos. É uma doença crónica com um impacto considerável na qualidade de vida. Atinge sobretudo mulheres (nove em cada 10 casos) em idade jovem. Estima-se que afecte cerca de sete a 10 mil pessoas em Portugal.


Marcações: Lúpus

Imprimir Email