Dia Mundial do Lúpus comemorado em Guimarães com exposição de pintura e conferência

Esta quarta-feira, 10 de maio, assinala-se o Dia Mundial do Lúpus, data que procura sensibilizar para o impacto da doença e alertar para a necessidade do seu tratamento. Em Guimarães, é inaugurada uma exposição de pintura e uma conferência marcada para o próximo sábado na Biblioteca Municipal Raul Brandão.

Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pela psicóloga Sofia Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a Associação de Doentes com Lúpus

A exposição (Re)Tratar o Lúpus será inaugurada esta quarta-feira nos claustros do edifício sede da Câmara Municipal de Guimarães, e estará patente até 10 Junho.

Com obras da pintora Helena Lobato, da sua coleção "Imperfeições", a exposição tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a vida com Lúpus. Será possível encontrar também as obras vencedoras do concurso “(Re)Tratar o Lúpus”, que contou com a participação de artistas e de pessoas com Lúpus.

A conferência, “Encontro Lúpus” pretende, através da apresentação de diferentes profissionais de saúde, informar as pessoas com Lúpus sobre tópicos importantes para a sua melhoria de qualidade de vida, sendo também aberta a familiares e amigos. É gratuita, mas de inscrição obrigatória, a ser realizada sábado, dia 13 de Maio, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.

O Lúpus é uma doença crónica inflamatória autoimune, que se manifesta por crises. Pode afetar a pele, tendões, articulações e outros órgãos e tem um impacto considerável na qualidade de vida. Atinge sobretudo mulheres (9 em cada 10 casos) em idade jovem e estima-se que afete cerca de 7 a 10 mil pessoas em Portugal.

Marcações: Lúpus

Imprimir Email