Igreja de Guardizela sofreu obras de restauro e está como nova
Foi em Julho de 2002 que se iniciaram as obras de restauro da Igreja de Guardizela. Trabalhos que levaram mais de três anos a estar concluídos, já que a inauguração da obra está marcada para este domingo. Em causa estão trabalhos de restauro no interior e exterior do templo.O restauro da Igreja de Guardizela está avaliado em cerca de 300 mil euros.
Uma verba conseguida graças a peditórios e cortejos, sendo certo que a população local tem agora motivos para se orgulhar da sua igreja.
Tendo em conta tratar-se de uma obra de custo elevados, a Comissão Fabriqueira esperava que tanto a Junta de Freguesia de Guardizela como a Câmara de Guimarães apoiassem na execução dos trabalhos. No entanto, José Aurélio garante que assim não aconteceu apesar de ter havido uma "promessa pública" por parte do Presidente da Câmara.
Quanto à Junta de Freguesia, José Aurélio Cunha realça que não existe um bom entendimento entre Junta e Comissão Fabriqueira. Seja como for, o tesoureiro considera que a obra é da freguesia pelo que não entende este desinteresse. Por isso, conta que valeu a grande ajuda de um morador, o chamado «sr. dos Milhões», a quem saiu o EuroMilhões.
Foi este morador que organizou os festejos que vão para além dos actos religiosos onde será inagurado o restauro da Igreja. Assim vai acontecer na eucaristia, marcada para as 10h.30, que será presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. À tarde, realiza-se uma visita guiada à igreja, entre as 14 e as 15 horas. Logo depois inicia-se uma tarde de folclore.
Marcações: Sociedade