Guimarães avança no AvePark para o futuro com alojamento inovador de autossustentável

Guimarães está a dar um passo ousado em direcção a um futuro mais sustentável e inovador com a construção de um edifício residencial que integra a estratégia municipal para o desenvolvimento do Parque da Ciência e Tecnologia de Guimarães, o AvePark.

Em comunicado, o Município refere que o edifício residencial «net-zero» integra uma estratégia municipal para o desenvolvimento do AvePark, num investimento de aproximadamente 13,8 milhões de euros, no âmbito do Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No total, este novo edifício estará equipado com 20 quartos individuais, 35 quartos duplos, 24 estúdios, quatro tipologia T0, 22 tipologia T1 e cinco tipologia T2. Também está contemplada a existência de espaços comuns (zonas de convívio, lazer e refeições), administrativos, para tratamento de roupas, para pessoal, técnicos e de manutenção do edifício, cuja construção começou no passado dia 11.
O custo total orça os 13 milhões e 800 mil euros, estando assegurado financiamento no valor de 5 milhões e 800 mil euros ao abrigo do programa nacional de alojamento para o ensino superior apoiado pelo PRR.
A grande aposta deste projecto reside na sua autossuficiência energética, baixa emissão de CO2, custos de manutenção reduzidos e adaptabilidade ao longo do tempo. Com estas características inovadoras, o edifício obteve a classificação energética A+ NZEB 21 - Edifício Muito Eficiente, bem como a certificação pelo sistema ‘LiderA’ com uma classe de desempenho excecional, também de A+.
A sua construção, baseada num sistema de construção modular e pré-fabricada, destaca-se pelo uso predominante da madeira, integrada de várias formas. A sua geometria, em forma de «U», com uma cave, um piso térreo e dois pisos superiores, foi projectada para se ajustar à envolvente e às características do terreno, incluindo pendentes acentuadas.

Ainda de acordo com o Município, o edifício oferecerá uma variedade de tipologias de alojamento, cuidadosamente concebidas para atender às normativas e proporcionar elevados padrões de qualidade em termos de condições espaciais, térmicas, acústicas e equipamento para os residentes. Quartos individuais e duplos, estúdios e apartamentos estão entre as opções disponíveis.


Marcações: Avepark, Alojamento

Imprimir Email