Deputado do BE reuniu com a AVE sobre a nova via do Avepark

O deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares esteve no sábado em Guimarães tendo reunido com dirigentes da AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia.

O líder do Grupo Parlamentar no Bloco na Assembleia da República teve oportunidade de conhecer a área para onde está projectada a construção da via dedicada ao Avepark.
Trata-se de uma via com cerca de sete quilómetros, sublinha o BE, cuja construção rondará os 40 milhões de euros, afectando 158.873 m2 de solo agrícola integrado na RAN e inutilizando 68.883 m2 de solo incluídos na Reserva Ecológica Nacional.
A Associação AVE advoga que todo o projecto da via não foi devidamente justificado, nem os seus benefícios estudados, assim como as possíveis alternativas e apela à revisão do projecto. A delegação do BE contactou com agricultores e população que "demonstraram a sua preocupação com o futuro da agricultura, dos recursos hídricos e os impactos sociais deste projecto na comunidade".

O Bloco de Esquerda considera ser "incompreensível o facto de a autarquia que concorre para Capital Verde Europeia, em 2025, possa ter como um dos principais projectos para o Concelho a destruição de um importante pulmão verde de Guimarães". Por isso, o Bloco "não desistirá de estar junto do movimento associativo e da população na luta contra este caprichoso projecto, pelo que levará o assunto às instâncias europeias e continuará a acompanhar esta situação com proximidade".


Marcações: Avepark, Bloco de Esquerda

Imprimir Email