VÍDEO: Vimaranenses estranham demora na reactivação das fontes e chafarizes da Cidade

 

A fonte do Largo do Toural está a ser reparado e a Câmara Municipal de Guimarães não avança com a data em que voltará a funcionar, podendo tal acontecer no início da próxima semana.

As obras de restauro decorrem há várias semanas, tendo em conta as características do conjunto patrimonial que desde o final do ano passado não está a cumprir a sua função.

Uma situação que não passa indiferente ao olhar dos vimaranenses que pergunta,: "Afinal, porque estão quase todas as fontes desligadas?"

Em novembro do ano passado, no âmbito do plano de redução do consumo energético, o Município aderiu à resolução do Conselho de Ministros que "recomendou à administração pública local a adopção de medidas de poupança energética", justificou, na ocasião, a vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Sofia Ferreira, apontando em Março, que a situação seria restabelecida em Abril.

Já passaram quase três meses e só encontramos a fonte do Largo República do Brasil e a existente no Largo Navarros de Andrade a cumprir a sua função, com o movimento e frescura da água tão apetecível nestes dias de verão.

Na Alameda Alfredo Pimenta, onde estão instalados dos divertimentos das Festas da Cidade e Gualterianas, as fontes existentes de um lado e do outro estão silenciosas, notando-se a ferrugem acumulada após tantos meses de inatividade, sem que se perspective quando irão voltar a funcionar.

Na Alameda Mariano Felgueiras, numa das zonas mais movimentadas da cidade, só quando chove é que a água enche o espaço que não apaga a memória do impacto que outrora tinha com o forte jacto que ornamentava todo o jardim.

Marcações: FONTES, FONTENÁRIO

Imprimir Email