JMJ 2023: Peregrinos já estão em Guimarães e vão dinamizar encontro na vila de São Torcato

images/2023/urgencia_hospital/naterre1.jpg

Já estão a chegar os peregrinos que elegeram o Arciprestado de Guimarães e Vizela para viverem uma experiência inesquecível, no âmbito da iniciativa «Dias nas Dioceses» que antecede a Jornada Mundial da Juventude. 270 famílias recebem os jovens de seis nacionalidades, oriundos de países da Europa, África e América. Os menores de idade ficarão em espaços colectivos acompanhados por monitores.

São esperados 800 participantes. O maior contingente é oriundo de Nanterre, a diocese situada nos arredores de Paris, onde residem muitos emigrantes vimaranenses: 652 jovens daquela comunidade vão dinamizar um momento único, amanhã, na vila de São Torcato, estando já a ser integrados nas famílias de acolhimento em várias paróquias, estando acompanhados pelo Bispo e pelo Vigário Geral.

"Haverá um momento de celebração que irão dinamizar em São Torcato, durante a tarde e a noite, com a celebração pelas 19h00. Será um encontro que juntará quem acolhe, os peregrinos, os voluntários e quem quiser associar-se a este dia, a que chamam o momento diocesano de Nanterre. Será a concentração maior e mais visível, porque nos restantes dias, os participantes estarão distribuídos em grupos mais pequenos para conhecerem a nossa Cidade, a nossa cultura e gastronomia", explicou Miguel Araújo, do Comité Organizador Arciprestal (COA).

images/naterre2.jpg

Nos dias que antecedem a deslocação até Lisboa, os jovens terão oportunidade de concretizar iniciativas e visitar os pontos de interesse da região.

Para além do encontro marcado para São Torcato, prossegue Miguel Araújo, "há um outro momento na maior parte das zonas pastorais: há um dia que será celebrado por zona pastoral, com um local definido e um programa. Os peregrinos alocados nessas zonas das paróquias vão encontrar-se para promover essa fraternidade, esse convívio e essa relação interpessoal com todos os jovens que ficam alocados nessa zona". "É nessa diversidade que reside a riqueza deste acolhimento".

Imprimir Email