Motoristas de Guimarães celebram S. Cristóvão no fim-de-semana

Sábado os motoristas vão fazer ecoar as buzinas dos seus camiões pelas ruas da cidade de Guimarães. É o tradicional desfile integrado na antiga festa em honra de S. Cristóvão, seu Padroeiro. A festa é uma organização da Associação dos Motoristas de S. Cristóvão da Penha.

Em declarações ao Grupo Santiago, a presidente da instituição, Lúcia Ferreira, fala de uma "festa que se realiza há muitos anos, com duas componentes: no sábado uma componente mais lúdica e no domingo uma componente mais religiosa".
Lúcia Fernandes diz que a realização da festa "tem a ver com a protecção do S. Cristóvão que promove o encontro dos motoristas para um convívio entre profissionais do mesmo ramo".
A presidente da instituição, Lúcia Ferreira, lembra que, particularmente, os motoristas de veículos pesados precisam mesmo de protecção especialmente nas viagens de longo curso.
"Todos nós que andámos na estrada precisamos de protecção, mas os motoristas de camiões andam muitas mais horas do que o comum dos motoristas e, nessa perspectiva, sim, precisam de protecção", afirmou.

A festa dos motoristas começa sábado. A concentração dos camiões está marcada para as 15h00 junto à entrada da auto estrada sul. O desfile pelas ruas da Cidade começa às 15h30 e termina na Penha com convívio. No final, as viaturas serão benzidas pelas 17h30.
Os festejos terminam domingo na Penha. Pelas 15h00 actua a banda Aleziv. Meia hora depois há procissão da Capela de S. Cristóvão para o Santuário. Pelas 16h00 há eucaristia solene. No final há procissão de regresso da imagem de S. Cristóvão para a Capela.


Marcações: motoristas, S. Cristóvão

Imprimir Email