Dois detidos por burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento após buscas em Guimarães e Póvoa de Varzim

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2017/seguranca/policia_judiciaria.jpg

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, deteve dois indivíduos, após buscas realizadas em Guimarães e Póvoa de Varzim, no âmbito de um inquérito relacionado com a presumível prática dos crimes de burla qualificada, fraude fiscal, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento.

Em comunicado, a PJ realça que "as diligências em causa são o resultado do desenvolvimento da investigação no decurso da qual já haviam sido realizadas duas operações policiais". "Em causa estão identificados em Portugal movimentos financeiros superiores a 10 milhões de euros, enquadrados em burlas Informáticas perpetradas em diversos países europeus, utilizando o “modus operandi” conhecido como Business Email Compromise (BEC), sendo que as diligências tinham por vista a recolha e consolidação da prova quanto à célula nacional a quem caberia criar o circuito financeiro capaz de proceder à posterior integração na economia real das vantagens dos crimes referidos", refere.

"As buscas tiveram lugar em Guimarães e Póvoa de Varzim, sendo detidos dois indivíduos do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, um deles empresário e outro sem ocupação profissional definida", acrescenta.

Segundo a PJ, no decurso da operação policial foi apreendida diversa documentação relativa à prática dos factos, material informático, cartões bancários e numerário.

Os detidos vão ser presentes à competente autoridade judiciária no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para primeiro interrogatório judicial de arguido detido e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Marcações: Polícia Judiciária

Imprimir Email