Ministro da Administração Interna visita no próximo domingo a Penha

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita no próximo domingo a Penha, a convite da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, no âmbito do programa do 100º aniversário da classificação da Penha como estância turística.

O programa do próximo domingo integra uma exposição de meios da Protecção Civil, uma apresentação do plano de requalificação e de preservação desenvolvido pela Irmandade da Penha, visita aos jardins históricos do “Parque da Penha", ao Santuário e a diversos outros locais, assim como o descerramento de uma placa comemorativa.

A exposição de meios da Protecção Civil, com a participação das diversas entidades distritais e sub-regionais, estará patente ao público, das 10h00 às 16h00, nas imediações do Hotel da Penha.

Recorde-se que a implementação de um plano de requalificação, iniciado em 1998, e o permanente trabalho de preservação, tem permitido que a estância turística da Penha seja hoje considerada um bom exemplo no que às boas práticas de prevenção de incêndios diz respeito.

Segundo a Irmandade, "a classificação da Penha como estância turística, que agora completa 100 anos, foi concretizada através do Decreto n.º 8894, de 05 de junho de 1923, subscrito pelo então Ministro João Vaz Guedes.

A Penha é igualmente um testemunho da evolução da arquitetura e do urbanismo no norte de Portugal - desde os jardins românticos do final do séc. XIX até às cuidadas intervenções já realizadas na primeira década do século XXI - onde se destacam nomes de referência como José Luís de Pina, autor do primeiro plano urbanístico da Penha, Marques da Silva, Carlos Prata e Noé Diniz".

Marcações: Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha

Imprimir Email