Conselho Geral da UMinho apresenta resultados do estudo «Perspectivas de carreiras para doutorados»

 

O Conselho Geral da Universidade do Minho apresenta esta quarta-feira os resultados do estudo «Perspectivas de carreiras para doutorados na Universidade do Minho».

A sessão realiza-se pelas 10h00, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga, e tem transmissão em directo no canal YouTube da UMinho.
O estudo vai ser divulgado pelo membro do Conselho Geral e investigador Nuno Cerca, seguindo-se um painel com intervenções da comunidade académica, incluindo o reitor Rui Vieira de Castro e o vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.
A moderação cabe à presidente do Conselho Geral, Joana Marques Vidal.
O relatório conclui que a maioria dos investigadores e docentes (acima de 90%) que respondeu ao questionário concorda que a Carreira de Investigação Científica necessita de uma revisão legislativa. Por outro lado, evidencia-se a importância de haver novas carreiras de apoio à ciência, como gestão de ciência, divulgação e comunicação, e carreiras técnicas científicas a nível interno e/ou nacional. Verifica-se também um consenso alargado de que o financiamento público é insuficiente para suportar de forma sustentada as posições necessárias neste âmbito.

Esta iniciativa promovida pela Comissão Especializada de Educação, Investigação e Interação com a Sociedade, do Conselho Geral da UMinho, pretende disseminar e debater os resultados do estudo e contribuir para a reflexão em curso no ensino superior português sobre a Carreira de Investigação Científica e novas carreiras de apoio na área, no quadro das políticas de emprego científico.


Marcações: UMinho, estudo, Conselho Geral

Imprimir Email