Livro «Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo» apresentado em Guimarães

No próximo dia 30 realiza-se em Guimarães a apresentação pública do livro «Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo». Trata-se de uma iniciativa do Movimento Democrático de Mulheres, em parceria com a URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses, marcada para as 18h00, no Café Milenário.

Na referida apresentação estará presente Conceição Matos, resistente antifascista, presa política durante a ditadura.
Esta iniciativa encerra as comemorações do Dia da Mulher e dá início às comemorações de mais um aniversário do 25 de Abril de 1974.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, e na sequência da participação de cerca de uma centena de mulheres do distrito de Braga na manifestação nacional realizada no Porto, no passado dia 4 de Março, o MDM - Movimentos Democrático de Mulheres, realizou uma iniciativa pública em parceria com o Cineclube de Guimarães.
No Centro Cultural Vila Flôr foi exibido o filme «Entre nossas mãos», da realizadora francesa Mariana Otero, um documentário que retrata o processo de falência de uma fábrica de lingerie.

Após a visualização do filme teve lugar um debate, onde foi sublinhado que o Dia Internacional da Mulher é celebrado há 110 anos e nasceu da necessidade das trabalhadoras lutarem pelos seus direitos, que na altura não existiam. A sessão integrou ainda uma declaração da dirigente do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, Susana Freitas, e a intervenção da dirigente nacional do MDM Mariana Silva.


Marcações: Livro, elas estiveram nas prisões do fascismo

Imprimir Email