Eduardo Magalhães apresenta livro «A Música nas coleções do Paço dos Duques de Bragança»

Realiza-se este sábado a apresentação do livro «A Música nas coleções do Paço dos Duques de Bragança». Trata-se de uma obra de Eduardo Magalhães.

A apresentação marcada para as 17h30, estará a cargo de Sónia Duarte, precisamente no Paço dos Duques de Bragança.

No final haverá uma visita à exposição permanente para que os participantes possam conhecer alguns dos instrumentos musicais mencionados no livro. «Modos de ver» foi a designação escolhida para dar nome a uma colecção de livros nos quais se abordará o acervo de peças do Paço dos Duques de Bragança, analisado debaixo de um denominador comum.

O primeiro livro versará a Música, quer dando a conhecer os 15 instrumentos musicais representados em 17 peças do acervo – sete tapeçarias, três pinturas, três contadores, um armário, um baú, uma estante de missal e um pote de porcelana - quer a música contida num «livro de cantochão».

Os 15 instrumentos musicais presentes nas 17 peças do acervo são a lira/cítara, o alaúde, a guitarra, a viola de arco, o violino, a tíbia, o clarinete, o oboé, o fagote, a flauta, a trompa, a trombeta, o tambor, o tamboril e o tympanon.

O livro, escrito numa linguagem acessível e didáctica, é composto por 208 páginas e encontra-se profusamente ilustrado com 116 imagens. 

Eduardo Magalhães é Licenciado em Educação Musical pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências Históricas Musicais pela Faculdade de Letras de Coimbra com uma dissertação sobre Livros Medievais (de coro) do Museu de Alberto Sampaio (2001). Frequentou Cursos de actualização profissional em Portugal, França e Holanda, direcionados essencialmente para a área da pedagogia musical. Foi formador de professores, na área da pedagogia musical e na área vocal. É co-autor da edição crítica do Passionário Polifónico de Guimarães e autor de Hinos e Marchas Históricas de Guimarães, edições patrocinadas pela Fundação Cidade Guimarães (CEC-2012).

Foi o responsável pela organização e catalogação do património musical inserido no Portal Musicave (musicave.org), um repositório online de vários acervos musicais de instituições vimaranenses.

Actualmente é responsável por uma rubrica de musicologia na Rádio Santiago.

Marcações: Livro, eduardo magalhaes

Imprimir Email