Fernando Trigo eleito Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens
A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Guimarães está a acompanhar 237 processos de menores, identificados numa situação de risco ou perigo. Só nos primeiros seis meses deste ano, foram instaurados 58 novos casos. Há uma semana, os membros da Comissão elegeram um novo Presidente.Fernando Trigo, em representação da Câmara Municipal, já assumiu funções e durante o seu mandato espera implementar um projecto capaz de conjugar a prevenção com a intervenção activa das instituições com responsabilidades na defesa dos interesses das crianças e jovens.
Em Guimarães, existem 10 gestores dos processos da Comissão. São pessoas que exercem funções em representação das instituições de carácter social a que estão ligadas. Têm a missão de analisar os casos participados e averiguar os contornos da situação. Um trabalho feito em "part-time", como assinalou Fernando Trigo.
Em termos legais, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens não possui um quadro de pessoal. Os No entanto, a Câmara Municipal de Guimarães vai disponibilizar para o serviço uma técnica especializada - uma psicóloga - a tempo inteiro e uma auxiliar administrativa a tempo parcial, para assegurar o regular funcionamento da instituição.
Desde o início do ano, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Guimarães instaurou 58 novos processos de promoção e protecção de menores, dos zero aos 18 anos.
Foram ainda arquivados cinco processos por não se verificar exposição a factores de risco ou perigo. De acordo com os dados do serviço, seis casos foram enviados para o Ministério Público. Importa sublinhar que, na análise dos problemas detectados no agregado familiar, prevalecem os problemas do alcoolismo (33 por cento) e a depressão (24 por cento).
Numa tipologia dos maus tratos que conduzem à intervenção dos gestores da Comissão, a negligência lidera a lista dos problemas (79 por cento dos casos), seguida pela exposição a modelos de comportamento desviantes (36 por cento).
Marcações: Sociedade