Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam amanhã ao Arciprestado de Guimarães e Vizela

images/2023/simbolos.jpg

A «Cruz Peregrina» e o «ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani», símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegam amanhã, quinta-feira, ao Arciprestado de Guimarães e Vizela, onde vão permanecer até ao próximo domingo.

Os dois símbolos serão recebidos em ambiente de união, percorrendo diferentes instituições para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.

Em entrevista ao Grupo Santiago, o padre José Pedro do Vale Oliveira, da equipa Arciprestal da Pastoral de Jovens de Guimarães e Vizela, destacou o envolvimento que a JMJ está a ter em todo o País, com a itinerância dos símbolos do «Amor» e de «Esperança», com momentos de oração, de reflexão, convívio e vontade de estar "ao lado deles numa partilha da mensagem firmes na fé" em diferentes locais.

Durante a entrevista, o responsável apelou à participação dos jovens em todas as actividades da iniciativa que constituirá "uma experiência única", antecipando a emoção que será a participação na Jornada Mundial da Juventude 2023, que irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto.
Durante a entrevista, o responsável destacou a importância dos «Dias nas Dioceses» (DND), numa alusão ao encontro de jovens de todo o mundo antes da JMJ que terá lugar de 26 a 31 de Julho, em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas.

No Arciprestado de Guimarães e Vizela, o Comité Organizador (COA) está a preparar o acolhimento dos jovens junto das famílias que manifestem junto da organização a vontade de receber em suas casas, no seu ambiente, "dois jovens oriundos de diferentes países", numa iniciativa que envolve a colaboração com as paróquias e com as autarquias. "No domingo, 30 de Julho, iremos rumar até Braga e culminará com uma eucaristia no Santuário do Sameiro que será de 'envio' para a grande Jornada", realçou, explicando que a iniciativa servirá para os participantes conhecerem o território, "as nossas cidades e as pessoas com quem vão interagir". "O Arciprestado está dividido por sete zonas pastorais e a presença de jovens oriundos de outras culturas será uma experiência enriquecedora para as famílias que estão dispostas a abrir as portas das suas casas", sublinhou, ao dar conta que o repto lançado às famílias continua aberto à formalização dessa manifestação de interesse.

No extenso programa de recepção dos símbolos, destaque para a Via Sacra no Campo de São Mamede (sexta-feira), uma vigília na Basílica de São Torcato (sábado) e um concerto no Avepark (domingo), terminando com a eucaristia em Barco.

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

A Cruz peregrina

Com 3,8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé.
Foi transportada a pé, de barco e até por meios pouco comuns como trenós, gruas ou tractores. Passou pela selva, visitou igrejas, centros de detenção juvenis, prisões, escolas, universidades, hospitais, monumentos e centros comerciais. No percurso enfrentou muitos obstáculos: desde greves aéreas a dificuldades de transporte, como a impossibilidade de viajar por não caber em nenhum dos aviões disponíveis.
Tem-se afirmado como um sinal de esperança em locais particularmente sensíveis. Em 1985, esteve em Praga, na actual República Checa, na altura em que a Europa estava dividida pela cortina de ferro, e foi aí sinal de comunhão com o Papa. Pouco depois do 11 de Setembro de 2001, viajou até ao Ground Zero, em Nova Iorque, onde ocorreram os ataques terroristas que vitimaram quase três mil pessoas. Passou também pelo Ruanda, em 2006, depois de o país ter sido assolado pela guerra civil.

O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani
Desde 2003 que a cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes. O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

Confira programa da peregrinação no Arciprestado de Guimarães

Quinta-feira, dia 23 de Fevereiro
19h00 - Eucaristia em Arões, Fafe
21h00 - chegada dos símbolos ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Vizela; procissão com fanfarra da corporação até à Praça da República.
22h00 - Follow Him e procissão até à igreja de São Miguel, onde permanecem até às 8h00 de sexta-feira

Sexta-feira, dia 24 de Fevereiro
9h15 - Câmara Municipal de Vizela
10h00 - Visita à Airev
10h30 - Escola EB 2,3 de São Bento (Infias)
11h30 - Chegada ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães
12h00 - Universidade Minho
13h30 - Escola EB 2,3 S Santos Simões
14h30 - Escola Secundária Martins Sarmento
15h30 - Visita à sede da Cercigui
16h00 - Escola Secundária Francisco de Holanda
17h00 - Escola Secundária das Taipas
18h00 - Visita à sede do Vitória Sport Club
19H30/20H - Igreja S.Dâmaso
21h00 - Via Sacra no Campo de São Mamede

Sábado, dia 25 de Fevereiro
10h00 - recepção no Largo do Toural por grupo de Nicolinos
10h30 - Câmara Municipal Guimarães
11h45-13h45 - Hospital da Senhora da Oliveira
14h00 - Estabelecimento Prisional de Guimarães
16h00 - Guimarães Shopping
21h00 às 01h00 - «Noite com o Senhor». Adoração na Basílica de S. Torcato

Domingo dia 26 de Fevereiro
08H15 - Levantamento da Cruz na Basílica de São Torcato pelos Bombeiros das Caldas das Taipas
09H30 - Passagem pela Cercigui Residencial de Ponte;
10H30 - Recepção dos símbolos no quartel das Taipas com formatura e toque de sirene;
14H00 - Saída dos símbolos do quartel
14H30 - Concerto «Fortaleza Jovem», no Avepark
15h30 - DJ COZTA
16H30 - Caminhada «Firmes na Fé»
17h00 - Eucaristia na Igreja de São Cláudio Barco


Marcações: Jornada Mundial da Juventude

Imprimir Email