270 famílias e vários espaços colectivos vão acolher 800 peregrinos a caminho da Jornada Mundial da Juventude
Estão prestes a chegar os peregrinos que elegeram o Arciprestado de Guimarães e Vizela para viverem uma experiência inesquecível, no âmbito da iniciativa «Dias nas Dioceses» que antecede a Jornada Mundial da Juventude.
Na próxima semana, 270 famílias vão receber jovens de seis nacionalidades, oriundos de países da Europa, África e América. Os menores de idade ficarão em espaços colectivos acompanhados por monitores.
São esperados 800 participantes. O maior contingente é oriundo de Nanterre, a diocese situada nos arredores de Paris, onde residem muitos emigrantes vimaranenses: 652 jovens daquela comunidade vão dinamizar um momento único, no dia 26, na vila de São Torcato.
O processo de acolhimento começou há cerca de um ano. Miguel Araújo, do Comité Organizador Arciprestal (COA), enaltece a adesão das famílias que, neste momento, "até são excedentárias". "O nosso agradecimento a todas as famílias que se inscreveram e um pedido de desculpa àquelas que não vão receber os peregrinos", expressou, ao reconhecer "a grande abertura da comunidade do Arciprestado de Guimarães e Vizela".
"Os jovens menores terão de ficar em espaços colectivos por exigência das normas da Jornada Mundial, sempre acompanhados pelos seus monitores. Os contingentes têm essa regra e há vários espaços colectivos identificados para esse fim", assinalou, precisando que serão cerca de 140 participantes nesta condição, ficando os restantes integrados em famílias "que demonstraram uma grande abertura e corresponderam ao desígnio que orienta este encontro de jovens de todo o mundo com o Papa".
"O processo de colocação dos jovens nas famílias está a ser ultimado. Estamos muito próximos das 270 famílias que vão acolher os peregrinos, distribuídas por todo o território do Arciprestado. A maior parte vai acolher dois peregrinos, mas há uma ou outra que receberá mais um, por questão de afinidade ou proximidade", revelou, ao indicar que serão cerca de 800 peregrinos que viverão igualmente uma experiência única no contacto com a comunidade vimaranense a partir do próximo dia 25.
"Estamos a trabalhar com o objectivo principal de acolher bem os peregrinos, mas haverá alguns símbolos exteriores que serão bem visíveis, como a instalação que será colocada na Penha e uma outra no centro da cidade de Guimarães.
O maior contingente, oriundo da diocese francesa de Nanterre, chegará a Guimarães no dia 26. "É o número maior: são 652 jovens; os restantes da Alemanha, da Venezuela, dos Camarões e dos Barbados", elencou Miguel Araújo, considerando que a diversidade da origem dos peregrinos ilustra o sentido do "grande movimento que será a Jornada Mundial". "Teremos uma representação que dará para perceber a grande partilha de culturas e de formas de viver, na sua relação com o espiritual e com Deus", observou.
Jovens de Nanterre vão dinamizar encontro na vila de São Torcato
O contingente francês oriundo de Nanterre assume uma característica particular. Serão 652 jovens que viajarão até Guimarães, acompanhados pelo Bispo e pelo Vigário Geral. "Haverá um momento de celebração que irão dinamizar no dia 26 em São Torcato, durante a tarde e a noite, com a celebração pelas 19h00. Será um encontro que juntará quem acolhe, os peregrinos, os voluntários e quem quiser associar-se a este dia, a que chamam o momento diocesano de Nanterre. Será a concentração maior e mais visível, porque nos restantes dias, os participantes estarão distribuídos em grupos mais pequenos para conhecerem a nossa Cidade, a nossa cultura e gastronomia", acrescentou o responsável.
Nos dias que antecedem a deslocação até Lisboa, os jovens terão oportunidade de concretizar iniciativas e visitar os pontos de interesse da região.
Para além do encontro marcado para São Torcato, prossegue Miguel Araújo, "há um outro momento na maior parte das zonas pastorais: há um dia que será celebrado por zona pastoral, com um local definido e um programa. Os peregrinos alocados nessas zonas das paróquias vão encontrar-se para promover essa fraternidade, esse convívio e essa relação interpessoal com todos os jovens que ficam alocados nessa zona". "É nessa diversidade que reside a riqueza deste acolhimento".
Marcações: Jornada Mundial da Juventude