Menino de 13 anos desespera há um ano por um transplante

Uma criança de Aldão espera angustiado pelo transplante de uma medula óssea. Há um ano atrás, as esperanças de Vítor Hugo aumentaram com o anúncio de um dador compatível, mas a verdade é que até hoje não obteve mais informações para a data da realização do transplante.

Os pais estão angustiados, até porque o filho terminou com os tratamentos para poder receber a medula óssea. As últimas informações recolhidas pelo Guimarães Digital apontam agora para Julho, o mês em que Vítor Hugo poderá receber, finalmente, a medula óssea.

Vítor Hugo tem, apenas, 13 anos, mas já conhece as palavras «dor», «sofrimento» e «revolta». Um ataque de meningite, há seis anos atrás, atirou esta criança de Aldão para um mundo à parte.

O dia a dia do Vítor Hugo é um autêntico inferno. É que a juntar às intensas dores que sente, tem ainda que se debater com a falta de visão, que perdeu aos sete anos de idade.

Depois desta reportagem, o médico do Instituto Português de Oncologia que acompanha todo o processo do menino de Aldão, Fernando Campilho,
garantiu ao Guimarães Digital que Vítor Hugo só está "pronto há dois meses" para conseguir ser submetido ao transplante de medula óssea. De resto, Vítor Hugo é uma das pessoas que vai estrear a nova unidade de transplantes do IPO do Porto, que vai ser inaugurada no final deste mês.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email