Ave Mobilidade é a nova rede de transportes públicos a operar na região
A região do Ave tem uma nova rede de transportes públicos. A Ave Mobilidade foi apresentada esta quarta-feira, mas já está ao dispor dos utilizadores desde do início deste mês nos concelhos de Guimarães, Cabeceiras de Basto, Fafe, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.
Com mais de 1.100 ligações diárias, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave aposta assim na melhoria da mobilidade na região. A nova oferta vai contar com 152 autocarros ao serviço da população, com serviço wi-fi, além de que toda a rede estará disponível na web e plataformas digitais.
O Presidente da Autoridade de Transporte, Domingos Bragança, destacou a "descarbonização do transporte" e a "fiabilidade no serviço". "É um serviço que será complementar ao da Guimabus. Espero estarmos a corresponder às necessidades actuais da população e ao problema da carbonização da sociedade", explicou.
Domingos Bragança acrescentou ainda o trabalho desenvolvido para criar um "bilhete integrado". "Espero que possamos evoluir rapidamente para uma bilhética integrada. Ainda não está pronto. Uma pessoa que compre um bilhete pode utilizar o transporte colectivo de qualquer empresa a operar em Guimarães e na ligações a outros municipios", apontou.
A concessão da AVE Mobilidade, da responsabilidade da Transdev, entrou em vigor no início deste mês. Para assinalar o arranque desta concessão, a Transdev e a CIM do Ave vão proporcionar viagens a 1,2 e 3 euros aos passageiros que viajem entre 17 e 31 deste mês.
A campanha promocional aplica-se aos bilhetes adquiridos a bordo e o valor é calculado mediante a origem e o destino, sendo que as viagens com origem e destino no mesmo terão um valor de um euro. Já as viagens com origem e destino nos diferentes municípios da CIM do Ave terão um valor de dois euros. Por último, as viagens com origem ou destino fora dos municípios da CIM do Ave terão um valor de três euros.
Todas as condições podem ser conhecidas através dos canais digitais em www.avemobilidade.pt.
Marcações: Ave Mobilidade