Consórcio quer reabilitar quarteirão de Santo António em Guimarães

Um grupo de investidores quer recuperar o projecto de reabilitação do quarteirão da cidade de Guimarães compreendido entre as Ruas Santo António, Gil Vicente, Paio Galvão e o Largo do Toural.
A notícia faz manchete na edição desta quarta-feira d'O Comércio de Guimarães.


O grupo económico que junta investidores locais, nacionais e alguns estrangeiros está apostado em concretizar um projecto anunciado em 2007.
De acordo com o documento que continua actual, o referido quarteirão é um espaço que "apresenta fragilidades do ponto de vista urbano" que proporcionam "várias possibilidades de intervenção que poderão contribuir para a afirmação deste espaço como um espaço livre, acessível e integrado no sistema de espaços públicos da Cidade".

A responsável pelo estudo, Sara Isabel Marques Ferraz, identifica como "fragilidades" os seus atravessamentos, nomeadamente o Centro Comercial Santo António e os edifícios que compõem o quarteirão, as garagens e a relação entre os edifícios e o interior do quarteirão. A intervenção proposta procura potenciar precisamente os atravessamentos, mas também o restabelecimento das relações entre a frente urbana, a rua e o que existe dela no interior do quarteirão. O objectivo é criar um espaço urbano atractivo para os habitantes e a população visitante que "poderão usufruir de um espaço exterior equilibrado e valorizado"


Marcações: Santo António, consórcio , quarteirão

Imprimir Email