VÍDEO: Distribuição do «Pão de Santo António» cumpriu tradição em Guimarães

Os devotos encheram esta manhã a igreja de São Domingos, onde a distribuição do "Pão de Santo António" cumpriu a tradição, no final da missa das 8h00, celebrada em honra do mais popular santo português.

Este ano, a Irmandade de Santo António encomendou 850 broas e 1 500 pães para a iniciativa que cada vez desperta mais interesse nas pessoas.

Este ano, a mensagem simbólica da distribuição do pão chegou ao Largo do Toural.

Trata-se de um legado cuja origem remontará ao século XX, mas que faz jus à íntima ligação dos vimaranenses àquele que é possivelmente o santo mais popular do mundo. Essa projecção internacional é evidente através da presença da sua imagem no interior das principais igrejas e o seu nome atribuído a ruas e praças, elucidando a dimensão do culto, sendo a sua representação também expressa pelos comerciantes com imagens colocadas no interior das suas lojas e pelos agricultores que pedem a sua protecção para os animais.

Em Guimarães, criou-se uma devoção muito ligada a Santo António, sendo a Irmandade de Santo António, fundada em 1702, a Instituição que zela pela organização das festividades para evocar o frade franciscano, nascido em Lisboa e baptizado como Fernando de Bulhões, mais conhecido como Santo António e que terá falecido em Pádua, em Itália, a 13 de Junho de 1231.

Para além da distribuição do pão realizada no dia 13 de Junho, no último domingo de cada mês, a Irmandade de Santo António procede à distribuição de pão, no final da missa.

Marcações: Santo António, pão

Imprimir Email