Liga dos Bombeiros Portugueses preocupada

A Liga dos Bombeiros Portugueses está preocupada. Tudo porque a maioria dos tripulantes de ambulâncias em Portugal que conduz em marcha de emergência, não tem formação específica e não foi alvo de qualquer triagem ou avaliação psicológica prévia. Segundo a Liga dos Bombeiros Portugueses, os condutores de ambulâncias, de uma forma geral, não são sujeitos a formação contínua para exercer essa função. Os cursos de aperfeiçoamento são pontuais e estão praticamente dependentes da iniciativa e da capacidade financeira das corporações de bombeiros.

Ouvido pelo Guimarães Digital, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães explica que todos os motoristas da corporação foram submetidos a formação ministrada pela Escola Nacional de Bombeiros.

Refira-se que actualmente, à luz da lei, os bombeiros que conduzem ambulâncias não têm a obrigação de fazer qualquer formação específica. Os candidatos a condutores de ambulâncias apenas têm de ser vistos por um médico que avalia as aptidões físicas e psicológicas dos candidatos.

No que respeita aos Bombeiros Voluntários das Taipas, o seu Comandante reconhece que nem todos os motoristas têm formação específica para
condução de carros prioritários. Francisco Pereira afirma mesmo que não existe nenhuma entidade que ministre esta formação, apenas instituições
particulares.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email