Direção do Sp. Braga condena colocação de tarja ofensiva no exterior do D. Afonso Henriques: "Censura absoluta a qualquer mensagem ou comportamento que se desvie da rivalidade sadia"
Numa nota revelada esta quarta-feira, a Direção de António Salvador começa por ressalvar que “tomou conhecimento de uma imagem que tem circulado através de redes sociais e jornais on-line e que retrata uma tarja colocada junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, contendo a mensagem “Por cada espanhol extinto o Minho fica mais limpo!”.”
Prossegue a nota destacando a ideia de que “independentemente da autoria da tarja, que desconhece, não pode a Direção do Sp. Braga ignorar o peso da mensagem nela inscrita e o contexto em que surge, acentuados pelo local escolhido para a sua exposição, junto ao mural do antigo jogador Neno.” Assim, acrescenta, “perante tão obsceno quadro, cabe à Direção denunciar publicamente um ato que instiga à violência e ao ódio e que é imperativo erradicar do futebol e do desporto.”
O Sp. Braga adianta ainda que essa mensagem foi reiterada por António Salvador ao presidente do Vitória, António Miguel Cardoso, “num contacto mantido esta terça-feira e que sublinhou a censura absoluta a qualquer mensagem ou comportamento que se desvie da rivalidade sadia que, estamos convictos, deve e vai imperar antes, durante e no final do jogo do próximo domingo”, citamos.
A terminar o mesmo comunicado, a Direção do Sp. Braga acrescenta que “está certa de que a massa associativa do Clube partilha e comunga destes princípios e que o foco dos adeptos está no apoio à equipa e na promoção de um espectáculo conforme com a história e os valores do SC Braga.”
Marcações: Sp. Braga, Vitória Sport Clube