Creches, pré-escolar, comércio ao postigo retomam actividade segunda-feira
As Creches, pré-escolar e 1.º ciclo (e ATLs para as mesmas idades); Comércio ao postigo; Cabeleireiros, manicurese similares; Livrarias, comércio automóvel e mediação imobiliária; Bibliotecas e arquivos abrem a 15 de Março e o Ensino secundário e superior voltam às aulas presenciais a 19 de Abril.
A reabertura da restauração vai arrancar no dia 5 de Abril, iniciando-se pelas esplanadas e com o limite máximo de quatro pessoas, disse hoje o primeiro-ministro, António Costa.
Falando no final do Conselho de Ministros que aprovou o plano de desconfinamento do País, António Costa precisou que em 5 de Abril “poderão reabrir ao público as esplanadas de restaurantes, cafés e pastelarias”, mas “não podendo ter mais de quatro pessoas em conjunto”.
A próxima etapa de reabertura da restauração está marcada para 19 de Abril, dia a partir do qual a restauração passa a poder voltar a ter clientes no interior, com um máximo de quatro pessoas, enquanto nas esplanadas o limite aumenta para seis pessoas.
Os centros comerciais e as lojas de maior dimensão vão poder reabrir no mesmo dia, 19 de Abril
Nestas duas fases, a restauração terá ainda de funcionar com restrições de horários, o que deixará de acontecer em 3 de Maio, data a partir da qual o plano do Governo prevê que o número máximo de pessoas no interior dos restaurantes e pastelarias suba para seis e o das esplanadas para 10.
O dever geral de confinamento vai manter-se até à Pascoa.
Marcações: covid-19