Enfermeira vimaranense administrou primeira vacina contra a Covid-19 há três anos

A enfermeira vimaranense Ana Isabel Ribeiro administrou há três anos a primeira vacina contra a Covid-19 em Portugal, naquele que foi o momento simbólico do arranque da campanha de vacinação. 

No dia 27 de dezembro de 2020, a profissional de saúde inscreveu o seu nome nesse marco histórico do combate à pandemia, ao inocular o diretor do serviço de doenças infecciosas do Hospital de São João, António Sarmento.

Contactada pelo Grupo Santiago esta quarta-feira, Ana Isabel Ribeiro recorda o sentimento de "esperança" com que viveu esse dia. "Era o dia esperado porque sem a vacina a situação poderia continuar a agravar-se. Estávamos no final de dezembro, período de agravamento das complicações causadas pelas infecções respiratórias e com a covid-19 o cenário poderia piorar. Sabíamos que, se o País não fosse vacinado, as situações graves iriam continuar a aparecer e que a vacina seria a nossa arma", realçou.

"Foi o dia da esperança e toda a gente encarou esse dia como sendo aquele que iria trazer uma tranquilidade maior porque a população ficaria mais segura e mais resguardada do vírus. Foi um dia de alguma ansiedade e stress, mas sabíamos que era o que nos faltava para continuarmos o combate, porque a partir dali, iríamos ter alguma esperança, uma luz para enfrentar a situação. Foi um dia vivido com muita alegria", continuou, evidenciando o contentamento por ter sido a escolhida para administrar a vacina a um profissional de saúde, numa demonstração de que "a vacina seria segura e que iria mudar o curso da doença... E mudou".

"Hoje em dia, sabemos que o vírus está controlado, a doença está controlada porque somos um País vacinado, a adesão foi enorme e acho que os portugueses fizeram a escolha certa", refere a profissional, agora colocada no serviço de Hematologia Clínica do mesmo hospital.

Volvidos três anos, as infecções respiratórias continuam a gerar complicações e a levar as pessoas a procurarem atendimento nos serviços de saúde. "Este ano já não é a Covid-19 que está a encher as urgências hospitalares, mas sim o elevado número de casos de gripe A. Por isso, a vacinação fez a diferença", considerou, ao defender que os comportamentos adoptados durante o período crítico da Covid-19 não devem ser ignorados. "O uso de máscara pelas pessoas que apresentem sintomas da infecção, a etiqueta respiratória são ensinamentos que nos vão acompanhar para o resto da nossa vida, sobretudo no inverno quando as infecções respiratórias são mais predominantes", a vimaranense Ana Isabel Ribeiro diz ter feito "a escolha certa" quando decidiu abraçar a carreira de enfermagem. 

"Sou uma enfermeira realizada porque gosto muito daquilo que faço", disse.

Marcações: covid-19, vacinação covid-19

Imprimir Email