U-Multirank atribui nota máxima à UMinho em 11 indicadores
A sétima edição do U-Multirank acaba de ser divulgada e avaliou cerca de 1.800 instituições de ensino superior de 92 países.
Em Portugal, avaliou 27 instituições, estando a UMinho em segundo lugar.
O ranking confirmou a excelência desta academia em quatro indicadores da dimensão da investigação, nomeadamente nas publicações científicas, nas publicações interdisciplinares, na proporção de pós-doutoramentos relativamente ao total do pessoal académico e ainda no novo indicador dedicado às publicações em acesso aberto.
A importância da UMinho no envolvimento regional foi também reconhecida com três notas máximas, destacando o seu envolvimento com empresas e organismos da região através da percentagem de diplomados da UMinho que conseguiram o primeiro emprego nesta área geográfica, tanto para as licenciaturas como para os mestrados, e também pela avaliação da percentagem de publicações científicas em co-autoria de âmbito regional.
Também a dimensão da internacionalização foi referenciada com excelência em três indicadores que avaliam as publicações científicas em colaboração com outros países, a percentagem de pessoal académico com nacionalidade estrangeira e a percentagem de conclusões de doutoramento obtidas por estudantes de outras nacionalidades. Por fim, a UMinho atingiu a classificação máxima no indicador associado à transferência de conhecimento, que avalia a taxa de publicações da universidade citadas em patentes internacionais.
O U-Multirank, criado numa iniciativa da Comissão Europeia, utiliza uma abordagem multidimensional com recurso a uma análise comparativa do desempenho das instituições em 35 indicadores classificados em cinco níveis (de A – Muito Bom a E – Fraco).
Marcações: UMinho, U-Multirank