Novo ano, novos preços nos bens essenciais
Depois da festa, chegam as notícias típicas do ano novo. Os preços vão subir em alguns bens essenciais, como o pão e a electricidade. As rendas da casa e as portagens também vão aumentar. Muitos valores têm taxas de actualização superiores à inflação prevista pelo Governo para 2004, de dois por cento. O pão vai sofrer um dos maiores aumentos no ano novo que acaba de entrar: este bem aumenta 35 por cento.As rendas de casa vão aumentar 3,7 por cento em 2004, depois de um acréscimo de 3,6 por cento em 2003.
No caso das portagens geridas pela Brisa, o aumento médio será de 2,78 por cento.
As tarifas eléctricas para os clientes domésticos e industriais, vão subir 2,1 por cento.
Em Guimarães, a água também será mais cara: a factura terá um aumento de 5 por cento. Um situação que poderá ainda ser mais agravada, mal se confirme a entrada em vigor do aumento de 33 por cento na taxa de saneamento.
Boas notícias só mesmo no sector das telecomunicações: a TMN e a Vodafone anunciaram uma descida de sete por cento no preço das chamadas telefónicas entre as redes móveis e a rede fixa a partir de hoje.
Para mais tarde estão já prometidos aumentos de preços nos táxis e transportes públicos, que deverão ser definidos e entrar em vigor entre os
meses de Fevereiro e Março.
Marcações: Sociedade