2018: aumento de preços, do SMN e de apoios sociais

Terminada a festa chega a dura realidade dos novos preços para este ano de 2018.

Os transportes rodoviários aumentam num máximo de 2,5%, os ferroviários, em percursos inferiores a 50 quilómetros o aumento máximo é de 2%.
Na electricidade, as tarifas no mercado regulado vão baixar 0,2% para os consumidores domésticos, mas a EDP anuncia actualização de preços, me média, 2.5%. 

O gás do mercado regulado terá actualização tarifária a 1 de Julho.
O Imposto sobre Veículos pode custar mais entre 2,67 e 900 euros e o Imposto Único de Circulação (IUC), o antigo 'selo do carro', vai aumentar, em média, 1,4%. Aumento também do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos.
O preço das portagens aumentará 1,42% e o tabaco pode subir até 10 cêntimos por maço. Os refrigerantes vão sofrer agravamento de 1,5%.
O IMI não sofre aumento em Guimarães onde os proprietários do Centro Histórico que o requereram, estão isentos do imposto. Já as rendas de casa terão um aumento de 1,12%.

Nem tudo são más notícias:
O novo ano consagra o aumento do salário mínimo nacional, de 557 euros para 580.
Nos apoios sociais há vários aumentos. As pensões até 857,8 euros, aumentam 1,8% já em Janeiro. Já as pensões entre 857,8 euros e 2.573 euros, serão actualizadas em 1,3%, enquanto as pensões superiores a este montante deverão ter um aumento de cerca de 1%. Em Agosto as pensões terão uma subida extraordinária entre seis e 10 euros.
Neste ano de 2018, a idade da reforma passa para 66 anos e quatro meses.
O subsídio de desemprego deixa de ter o corte de 10% e o subsídio social de desemprego, atribuído a quem já esgotou o subsídio de desemprego ou a quem não reúne as condições de o obter, sobe para 428,9 euros, no caso de beneficiários com agregado familiar e para 343 euros para os beneficiários a viver sozinhos.
O abono de família volta a aumentar no próximo ano para as crianças até 36 meses, conforme o escalão.
Neste ano de 2018, será reposto 25% do corte no Rendimento Social de Inserção e o Complemento Solidário para Idosos será actualizado.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email