22 balões gigantes vão iluminar Centro Histórico para assinalar 15 anos da distinção da UNESCO

O Centro Histórico de Guimarães comemora o 15º aniversário da sua inclusão na lista do Património Mundial da UNESCO.

O livro para crianças, intitulado “Onde Nasceu Portugal”, cuja apresentação decorrerá às 16h30 na Biblioteca Municipal Raul Brandão, será oferecido a todas as escolas do concelho de Guimarães e nele estão mencionadas as principais figuras históricas ligadas à cidade, além de ser valorizado o património material e a fundação do berço da nacionalidade. A oferta enquadra-se num dos principais objetivos do Plano Estratégico Educativo, agora em discussão pública, que pretende dar uma verdadeira educação patrimonial a todos os alunos do concelho de Guiamarães. 

Também esta terça-feira, às 17h00, o Presidente do Município, Domingos Bragança, fará uma intervenção no Centro Histórico sobre os 15 anos da classificação como Património Cultural da Humanidade, enquanto meia hora depois é inaugurada a instalação artística “Património Iluminado”, com 22 balões gigantes que vão permanecer ligados até ao dia 25 de dezembro.

Às 17h45 horas, em parceria com a Escola Superior Artística de Guimarães (ESAG) e a empresa ARRIVA, a Câmara Municipal inaugura, na Alameda de S. Dâmaso, o projeto “As Paragens onde o Tempo Habita”, com abrigos intervencionados a mostrarem arte nas paragens de autocarro de Guimarães. 

À noite, com início às 21 horas, realiza-se a “Corrida Pelo Património”.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email