ASAE apreende produtos confrafeitos e suspende actividade de empresas das Taipas
Está suspensa a actividade de 37 fábricas do Norte do país que produziam roupa e calçado contrafeito, após uma operação da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que apreendeu 656 mil artigos contrafeitos.Este é o culminar de um ano de investigações que juntou as autoridades portuguesas e espanholas no combate ao material contrafeito no local da produção.
A acção da ASAE desenvolveu-se, essencialmente, em quatro concelhos, entre eles o de Guimarães, ao longo deste ano, numa cooperação muito estreita com a polícia espanhola, numa lógica de partilha de informação entre as autoridades policiais e também numa estratégia que foi o combate ao material de contrafacção, não no local de venda e distribuição mas essencialmente no local de produção, como explicou o director-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.
Foi desse modo que a ASAE detectou 37 locais de produção designados por fábricas, umas menores, outras maiores, todas elas agora com actividade suspensa tendo sido apreendida toda a produção ilícita. Uma dessas unidades é nas Taipas.
No âmbito desta mega-operação, 91 pessoas foram constituídas arguidas, das quais 23 em Portugal.
O valor total das apreensões ronda o meio milhão de euros.
Marcações: Sociedade