Três mil euros para ajudar Esmeralda

Cerca de um milhar de pessoas respondeu afirmativamente ao apelo para ajudar Esmeralda, uma vimaranense que sofre de uma doença rara, marcando presença no jogo de solidariedade entre os veteranos do Torcatense e do Gonça, que teve lugar no último sábado no Campo do Arnado, em S. Torcato. O saldo foi muito positivo, foram angariados três mil euros.
A sorteio estavam camisolas oficiais de vários futebolistas, com a de Cristiano Ronaldo à cabeça, dos vimaranenses Moreno e Vieirinha, e dos ex-jogadores, também eles naturais de Guimarães, Pedro Mendes e Fernando Meira. 

Todas as rifas colocadas à venda foram adquiridas, “e se mais houvesse, mais seriam vendidas”, conta o Presidente da Junta de Freguesia de Gonça, Francisco Costa e Silva.
Esmeralda, de 39 anos, tem dois filhos e viu ser-lhe diagnosticado, há três anos, um sarcoma na região pélvica com envolvimento ósseo. Trata-se de um cancro raro e com um tratamento muito complexo. Perdida a esperança de tratamento em Portugal, Esmeralda é agora seguida numa clínica em Duderstadt, na Alemanha.

Os tratamentos são dispendiosos. Cada internamento custa cerca de 12 mil euros. As contas iniciais apontavam para a necessidade de serem precisos cerca de 40 mil euros, valor que disparou com as estadias na Alemanha, “que tem ajudado a melhorar muito o estado da Esmeralda”, refere o Autarca de Gonça. 

A próxima viagem acontece já no dia 2 de Dezembro, ficando internada cinco dias para tratamento.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email