Iluminações natalícias regressam às ruas de Guimarães
O brilho das iluminações natalícias vai regressar às ruas de Guimarães. A Câmara de Guimarães vai investir 50 mil euros com um projecto que contempla a decoração das principais artérias da Cidade.Apesar do tempo ser de contenção financeira, a Autarquia vimaranense vai iluminar as ruas da Cidade. No ano passado, esta pretensão não foi concretizada devido às restrições impostas pela Lei dos Compromissos. Todavia, para a quadra festiva que se aproxima, já estão reunidas as garantias necessárias para a instalação dos elementos decorativos, de maneira a tornar ainda mais presente o simbolismo natalício.
O Vereador da Cultura e Turismo confirmou que o projecto está a ser desenvolvido em articulação com a Associação Comercial e Industrial de Guimarães, não podendo, por enquanto, adiantar quais serão as artérias contempladas com as iluminações. Porém, o colorido característico do Natal vai novamente invadir o ambiente citadino. O trabalho está a ser ultimado. Queremos que as ruas que tradicionalmente são iluminadas sejam abrangidas, esclareceu José Bastos, realçando que as principais artérias da acesso à cidade - nos nós de ligação - também poderão ser integrados no projecto.
Recordando que a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos aconteceu há pouco mais de um mês, o responsável sublinhou que o Natal é uma quadra especial para o comércio, para o turismo e principalmente para as pessoas. As iluminações contribuem para tornar a cidade mais atractiva num período em que aumenta o consumo e se verifica uma maior circulação, acrescentou. Há pessoas que estão no estrangeiro e vêm a Guimarães passar uma temporada com os seus familiares, ou aqueles que simplesmente aproveitam para conhecerem os seus monumentos, indicou, destacando que a Autarquia reconhece as dificuldades que o comércio tradicional atravessa, podendo as iluminações tornarem mais apelativa a procura dos estabelecimentos situados no centro da Cidade.
Sem precisar a data em que o sistema de iluminações natalícias ficará concluído, José Bastos manifestou a esperança de que no próximo ano seja possível perspectivar igualmente uma organização para a passagem de ano. Este ano, a Autarquia garante as iluminações, com os parcos recursos disponíveis. Querer fazer tudo poderia significar fazer tudo mal, por isso, preferimos assumir as iluminações de Natal, acreditando que a passagem de ano vai acontecer de forma espontânea com o envolvimento daqueles que operam no Centro Histórico, sustentou, mostrando-se receptivo a, em 2014, olhar para a realidade de forma conjunta, com tempo, para garantir outras fontes de financiamento.
Depois do interregno de um ano, as decorações luminosas regressam à Cidade na quadra natalícia. José Bastos advertiu: as iluminações são feitas a pensar nos vimaranenses, mas também nos turistas que visitam a Cidade nesta quadra do ano. No seu entender, está muito presente no imaginário colectivo o ambiente festivo proporcionado pelas iluminações de Natal. É um estímulo para o comércio, para o turismo, para os serviços e para toda a economia. É uma quadra festiva com grande impacto na população e a Autarquia está a dar o seu contributo com o investimento que faz nas iluminações, referiu.
Marcações: Sociedade