Manuel de Oliveira é o padre mais velho da Diocese de Braga
É o padre mais velho da Diocese de Braga... Manuel de Oliveira tem 91 anos e serviu durante 56 as populações de Mascotelos e Candoso S. Tiago. Mas agora está a iniciar uma nova fase da sua vida, aquela em que se aposenta e dá lugar a um novo pároco (que iniciou funções há pouco mais de uma semana). Ainda assim, permanece na residência paroquial de Mascotelos, com ordem do Bispo de Braga, limitando-se a ajudar o actual sacerdote em caso de necessidade.Ao fim de mais de meio século a servir as mesmas duas freguesias seria de supor que o padre Manuel de Oliveira conhecesse o «seu rebanho» como a palma das próprias mãos. Mas não. A mudança dos tempos afasta cada vez mais as pessoas as Igreja.
Ainda assim, o Padre Manuel de Oliveira admite sentir-se satisfeito com o trabalho que fez nas duas paróquias vimaranenses.
Admitindo que nos dias de hoje não é fácil a missão de um pároco, Manuel de Oliveira deixa o apelo ao novo sacerdote: que consiga fazer o que ele não conseguiu, ou seja, atrair a população à igreja.
Marcações: Sociedade