Irmandade de S. Gualter vai ser reinstalada em S. Francisco
A Irmandade de S. Gualter e a imagem do seu patrono vão reinstalar-se na Igreja de S. Francisco. A revelação foi feita esta segunda-feira em conferência de imprensa promovida pela Irmandade de S. Gualter para divulgar o programa das festividades religiosas das Festas Gualterianas. António Monteiro de Castro considera que a reinstalação daquela Irmandade só foi possível garças a um conjunto de boas vontades e que significa um acto de contradição com o passado.Falando sobre a mesma questão, José Couceiro da Irmandade de S. Gualter fala de um momento histórico.
As cerimónias religiosas das Gualterianas bem como de reinstalação da Irmandade de S. Gualter na Igreja de S. Francisco vão ser presididas pelo Cardeal vimaranense D. Manuel Monteiro de Castro.
Tal como habitualmente, a procissão saíra no dia 5 de Agosto da Fonte Santa, pelas 17h00, em direcção à Igreja dos Santos Passos para, depois, percorrer as principais ruas da Cidade. Com a reinstalação da Irmandade a procissão terminará na Igreja de S. Francisco. Quanto ao futuro, competirá aos novos responsáveis da irmandade que serão eleitos em assembleia geral de irmãos marcada precisamente para o dia 5 de Agosto, decidir se a procissão continuará a sair da Igreja de Santos Passos.
Refira-se que em ano da capital Europeia da Cultura a procissão de S. Gualter contará com a charanga da GNR de honras de Estado e, como habitualmente, com a colaboração do Corpo Nacional de Escutas.
Marcações: Sociedade