Livro «Doçaria Tradicional Vimaranense» foi apresentado hoje
Foi esta manhã apresentado o livro «Doçaria tradicional Vimaranense. Trata-se de uma obra que apresenta um trabalho de investigação sobre as origens da história dos doces de Guimarães bem como diversas receitas, com especial destaque para o Toucinho do Céu e as Tortas de Guimarães.Na apresentação desta obra, que marca o fim de um processo que teve início há cerca de dois anos, o Vereador Amadeu Portilha realçou que hoje Guimarães é um destino procurado, não só pelo turismo cultural mas também pela nossa gastronomia. Amadeu Portilha realçou ainda que alguns produtos de Guimarães da área gastronómica poderão traduzir-se em oportunidades de negócios.
Para a realização deste trabalho, a Câmara Municipal contou com a ajuda de investigadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Na altura o Vice Presidente daquele instituto era Nuno Vieira e Brito, hoje Director Geral da Veterinária. Esta manhã na cerimónia de apresentação do livro «Doçaria tradicional Vimaranense aquele responsável salientou a importância da certificação dos Doces típicos para Guimarães.
Coube à ex-directora do Museu de Alberto Sampaio, Isabel Fernandes fazer o estudo cientifico dos doces de Guimarães.
Isabel Fernandes afirmou que na investigação que efectuou, recolheu referências ao «doce património» de Guimarães no Foral de D. Manuel de 1517 e que hoje se encontram nas mãos de muitas famílias vimaranenses.
Marcações: Sociedade