Centro Histórico de Guimarães celebra obtenção do título da UNESCO
O Centro Histórico de Guimarães assinala esta terça-feira o 10º aniversário da atribuição do título de Património Cultural da Humanidade. Muitas instituições participam no programa comemorativo, estando a festa marcada para as 18 horas, no Largo do Toural, com a inauguração das obras de requalificação realizadas no centro da Cidade.A cerimónia festiva está marcada para as 18 horas e tem início com a exibição da Orquestra de Sopros e Coro Infantil da Academia de Música Valentim Moreira de Sá. Depois de uma intervenção do Presidente da Câmara, a mesma orquestra executará o hino de Guimarães. Segue-se um brinde aos 10 anos da elevação do Centro Histórico à categoria de Património Cultural da Humanidade e a ligação da instalação ornamental de luz no Largo do Toural evocativa da efeméride.
Antes de um percurso pela Alameda e até ao Largo da Oliveira, será inaugurada a exposição sobre a renovação urbanística da Cidade.
A cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Cidade vai obrigar ao corte do trânsito na Rua Paio Galvão. O impedimento da circulação do trânsito vai decorrer a partir das 17 horas e durante uma hora e meia.
Este condicionalismo impõe-se devido à actuação de um coro infantil que terá lugar na escadaria da Igreja de S. Pedro. Este será o único impedimento do trânsito decorrente da inauguração das obras promovidas no centro da Cidade como forma de garantir a suspensão da circulação de viaturas no Toural sul.
Marcações: Sociedade