VÍDEO: Rufem os tambores e caixas... está a chegar o cortejo do Pinheiro
Terça-feira começa mais uma edição das Nicolinas. É dia de rufar em tambores e caixas, no cortejo do Pinheiro que anuncia o começo de mais uma edição da festa dos estudantes vimaranenses.Por esta altura, são muitos os que aprontam bombos ou caixas para a participação no tradicional Cortejo. Por essa razão o caminho de muitos estudantes converge para a freguesia de Polvoreira. Tal como acontece há muitos anos. No Lugar dos Carvalhos, daquela freguesia, localiza-se uma das mais conhecidas casas de bombos da região. Por isso, muitos nicolinos peregrinam para aquelas paragens sempre que o calendário marca o mês de Novembro.
A Casa Alves tem o seu nome intimamente ligada às Festas Nicolinas. Por essa razão a Casa Alves regista um movimento desusado.
Uma percentagem muito significativa de nicolinos não prescinde de uma ida à Casa Alves nem que seja para afinar caixas ou bombos. Porque estudantes vimaranense que se preze não prescinde de se apresentar com caixa ou bombo aptos para o melhor toque nicolino.