Plataforma para formação de jovens músicos une Guimarães e Maribor
As cidades de Guimarães e de Maribor, na Eslovénia, cidades que serão «Capital da Cultura» em 2012, vão criar uma plataforma de cooperação permanente no domínio da formação de jovens músicos. O responsável adiantou que a plataforma de formação permanente na estrutura musical uma orquestra profissional que está a ser criada em Guimarães.O Director Geral da Fundação Cidade de Guimarães, falou à margem da reunião da rede de cidades capitais europeias da cultura que decorre no Palácio Vila Flor, em Guimarães.
A rede informal de capitais europeias de cultura está a debater a necessidade de o evento ser mais do que um festival de atividades culturais, de forma a influir na modernização económica das cidades.
Carlos Martins disse que a plataforma de cooperação na área musical com a cidade eslovena se prolongará para além de 2012.
Entre as possibilidades de eventos comuns, em Guimarães e Maribor, está a realização de um encontro de futebol, na modalidade de uma taça, entre o Vitória e o clube de Maribor, que tem como «manager» o antigo jogador do Vitoria, o esloveno Zahovic.
Marcações: Sociedade