Renovação do Toural concluída antes do Natal de 2011 (COM VÍDEO)

O Presidente da Câmara de Guimarães mostrou-se confiante no cumprimento dos prazos de conclusão das obras dos projectos materiais da Capital da Cultura – Guimarães 2012.

Todas as semanas, António Magalhães reúne com as diferentes equipas responsáveis pelo acompanhamento e concretização dos projectos assumidos pela Câmara, no âmbito da componente material da Capital Europeia da Cultura. “São pessoas ligadas às diferentes áreas, às candidaturas e às obras”, assinalou, ao dar conta dos prazos apontados para a conclusão das diferentes intervenções.

De acordo com o Presidente da Câmara, no que diz respeito às obras no espaço público central da Cidade perspectiva-se que a conclusão possa ocorrer “antes do Natal de 2011”.


Recinto da feira pronto em Dezembro


O novo acesso entre a Rua da Liberdade e a zona das Lameiras já está concluído, embora António Magalhães reconheça que as “traseiras de alguns edifícios particulares estejam uma desgraça”.

O novo recinto da feira semanal fica concluído em meados de Dezembro. A mudança da feira semanal para o novo recinto deverá acontecer no primeiro trimestre de 2011.


Extensão do Museu no final de 2011


Quanto à reabilitação do edifício, situado na Praça de S. Tiago e que vai acolher a extensão do Museu de Alberto Sampaio, as obras vão começar brevemente. A data apontada pelo Presidente da Câmara para a conclusão da obra em Dezembro de 2011, embora a previsão do Ministério da Cultura prolongasse a duração da intervenção por mais um ano.


CampUrbis em Dezembro de 2011

As obras no espaço público existente na Zona de Couros, no âmbito do projecto CampUrbis, devem ficar concluídas em Dezembro de 2011. Neste momento, estão em curso as obras de reabilitação do edifício da antiga Fábrica da Ramada para a criação do Instituto de Design. A obra deverá ficar concluída em Setembro de 2011.

Outra intervenção de vulto que está a decorrer prende-se com a recuperação do imóvel da antiga Fábrica Freitas & Fernandes onde vai surgir o Centro Avançado de Formação Pós-Graduada. O edifício deverá ficar beneficiado até Julho de 2011.

A par destas intervenções, as ruas da Ramada, Vila Verde, Couros, Vila Flor e S. Francisco, assim como o Largo do Trovador e o Largo do Cidade vão ser abrangidas por um processo de reabilitação. As obras deverão iniciar-se brevemente.


Plataforma das Artes inaugurada em Junho de 2012


A reabilitação do Mercado Municipal e consequente transformação do espaço na Plataforma das Artes deverá ficar concluída em Março de 2012. Após a conclusão da construção, segundo António Magalhães, há questões que vão demorar ainda alguns meses a ficarem operacionais. Por isso, o equipamento ficará pronto a inaugurar em Junho de 2012.

VEJA A REPORTAGEM VÍDEO

 


Marcações: Sociedade, Video

Imprimir Email