Projecto do PCP para transferir a VIM para tutela da EP chumbado na Assembleia da República
O projecto de resolução do PCP que propunha a passagem da Via Intermunicipal para a tutela da Estradas de Portugal foi chumbado na Assembleia da República. Em conferência de imprensa, esta manhã, o deputado do PCP eleito pelo distrito de Braga, Agostinho Lopes, lamentou que alguns deputados do PS e PSD tenham votado a favor da iniciativa parlamentar nas Assembleias Municipais de Guimarães e de Famalicão. E depois na Assembleia da República o sentido de voto desses deputados tenha sido contrário. (ÁUDIO)Para o deputado do PCP, o chumbo da proposta que foi discutida na Comissão parlamentar de Transportes adia a resolução de um problema que se tem agravado ao longo dos anos. Agostinho Lopes realça que a VIM precisa de ser integralmente requalificada.
Na conferência de imprensa onde fez o balanço da actividade da primeira sessão legislativa, o deputado do PCP mostrou-se ainda apreensivo com o valor do investimento feito pelo Ministério da Cultura no projecto Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Agostinho Lopes não compreende as contas do Governo, depois de tomar conhecimento do valor estipulado no protocolo assinado entre a Autarquia e o Ministério da Cultura.
O deputado do PCP anunciou que a prioridade da sua intervenção na Assembleia da República é combater a política de direita do PS com a cumplicidade do PSD.
Numa análise às promessas eleitorais das últimas legislativas, o parlamentar comunista estranha que a anunciada construção de um novo edifício para o Centro de Saúde das Taipas não tenha saído do papel.
Ao todo, o deputado dirigiu 379 perguntas e requerimentos ao Governo, manifestando preocupações com a actividade das empresas, agricultores e do sector da saúde no distrito.
Marcações: Sociedade