Manuel Monteiro de Castro na Congregação dos Bispos
O actual embaixador do Vaticano em Madrid, o núncio português Manuel Monteiro de Castro, vai ser o novo secretário da Congregação dos Bispos. Criada em 1860, a Congregação para os Bispos integra a Cúria Romana dedicando-se a toda a gestão das dioceses, acompanhando ainda a nomeação dos bispos e o exercício das suas actividades episcopais. Sob a tutela de Pio X a congregação ampliou os seus poderes, tendo-lhe sido atribuída a função de gerir a eleição dos bispos.Assegura ainda a gestão de todas as visitas que preparam os relatórios de avaliação das igrejas a seu cuidado.A nomeação, que deverá ser formalmente anunciada nos próximos dias, confirma rumores que já colocavam o prelado português neste cargo e que começaram a circular no Vaticano durante o mês de Junho.
Na altura, Manuel Monteiro de Castro disse desconhecer esses rumores, admitindo que a sua vontade era poder cumprir o resto da sua vida em Portugal.
Insistiu que transmitiu essa vontade directamente ao Papa Bento XVI, mas reiterou que a sua função «é servir» e que se a nomeação fosse o desejo do Santo Padre assim o faria.
«Em Junho do ano passado manifestei directamente ao Santo Padre e ao Cardeal Bertoni, o nosso chefe de Governo, que o meu desejo, agora que já tenho 71 anos, é poder passar a última etapa da minha vida na minha terra natal», disse.
Natural de Santa Eufémia Prazins (Guimarães), Manuel Monteiro de Castro - embaixador em Madrid há nove anos - explicou em Junho que gostaria de poder voltar à terra, para apoiar o centro social com o seu nome e ter tempo para ler e escrever.
Escuteiro, ordenado sacerdote para a Diocese de Braga e diplomata do Vaticano há décadas, Manuel Monteiro de Castro saiu de Portugal em 1961 e trabalhou já nos cinco continentes.
Um dos seus maiores desafios foi o período que passou no Vietname, entre 1972 e 1975, de onde seguiu para a Austrália (entre 1975 e 1978).
Marcações: Sociedade