PS garantiu celebração de contrato com RESINORTE
O PS garantiu na Assembleia Municipal a autorização para a Câmara de Guimarães celebrar um contrato de entrega e recepção de resíduos sólidos urbanos à Resinorte. Uma empresa de capitais públicos onde as câmaras vão ter 49 por cento do capital.Na defesa da proposta, a Câmara considerou que a concessão por 30 anos é a melhor solução sendo que permitirá baixar o preço médio do custo de tratamento dos resíduos. Na defesa da proposta, o Presidente da Câmara salientou que a proposta foi aprovada por todas as Câmara da AMAVE. Mas Rui Barreira do CDS-PP lembrou que os municípios do vale do Sousa não aprovaram proposta e exibiu um documento elaborado por técnicos da AMAVE que se manifestaram contra a adesão.
António Magalhães manteve a sua opinião e disse que o documento exibido fazia parte da fase inicial do processo. A revisão do projecto e os esclarecimentos dado pela Resinorte permitiram a alteração de opinião por parte dos técnicos.
A proposta viria a ser aprovada apenas com os votos do PS.
Na mesma sessão, foi discutida a constituição da Fundação Cidade de Guimarães para gerir a Capital Europeia da Cultura em 2012. Pese embora algumas divergências de pormenor, todos os partidos estão de acordo quanto à importância do evento e à necessidade de o rentabilizar a favor da projecção e valorização de Guimarães a nível nacional e internacional.
Marcações: Sociedade