Piloto da avioneta terá violado regras do ar

O piloto da avioneta que se despenhou na passada quinta-feira em Polvoreira, terá cometido uma violação grave às regras do ar. A notícia faz manchete na edição desta quarta-feira d' O COMÉRCIO DE GUIMARÃES. Segundo aquele semanário, o inquérito ao acidente ainda não está terminado mas a conclusão deverá responsabilizar o piloto pelo acidente.
Com efeito, as regras de voo impõem uma altitude mínima de 150 metros, altura que manifestamente o piloto não terá respeitado na altura em que a avioneta chocou com fios de alta tensão, em Nespereira.
Segundo O COMÉRCIO DE GUIMARÃES, o piloto do aparelho terá pretendido fazer uma aproximação à residência de pessoa conhecida, alegadamente sua namorada com residência na freguesia de Nespereira.
O mono-motor caiu na passada quinta-feira cerca das 12h.30, a menos de 20 metros da estrada nacional 105, Guimarães – Santo Tirso.
O relatório sobre as causas que motivaram o acidente que está a ser realizado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, tem um prazo máximo de um ano para ser concluído. Entretanto, num processo autónomo, decorrerá um outro inquérito a cargo do Instituto Nacional de Aviação Civil, entidade a quem compete averiguar sobre eventual desrespeito pelas regras de aviação e aplicação de eventuais sanções.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email