Foi um sucesso campanha que uniu Guimarães e Vizela
Mais de uma tonelada de alimentos, cinco mil objectos de material escolar, seis mil peças de vestuário e dois mil brinquedos foram alguns dos bens recolhidos, nos concelhos de Guimarães e Vizela durante a campanha «Os meninos de Jamba». A iniciativa, promovida por um grupo de jovens de Infias, foi um sucesso apesar da burocracia. Satisfação e revolta são os dois sentimentos que reinam no grupo de jovens de Infias do concelho de Vizela no final da campanha «Os meninos de Jamba» que decorreu naquele concelho e em Guimarães.A campanha começou em 2005 e prolongou-se até ao dia 5 deste mês quando foram enviados os donativos para aquelas crianças. Uma situação que revoltou os jovens organizadores que falam em falta de apoio e burocracias.
Tudo começou quando a TVI apresentou uma reportagem sobre as dificuldades que as crianças da Jamba. A reportagem levou os jovens a deitarem mãos à obra com peditórios junto de espaços comerciais de Vizela e Guimarães. O resultado foi espectacular, nunca pensamos que fossem tão positivos afirmou ao nosso jornal Nelson Leite. Terminada a campanha, estava reunido muito material escolar, desde livros, esferográficas e cadernos, num total de 5 mil objectos e cerca de uma tonelada de alimentos que era o mais essencial. Mas o arrastar do processo de envio, obrigou a que alguns alimentos tivessem que ser distribuídos já que a validade estava a acabar. Na campanha foram também angariadas mais de seis mil peças de vestuário, cerca de dois mil brinquedos e algum dinheiro, cerca de 500 euros, para a compra de medicamentos.
São números que deixam os jovens com o sentimento de missão cumprida mas ajuda também a explicar a sua revolta pelo complexo processo de envio dos bens.
Chegamos a um ponto em que as burocracias e a falta de apoio estragam tudo e desanima fazer campanhas deste género, afirma Nelson Leite. Os jovens promotores da iniciativa só respiraram de alívio quando os bens da campanha seguiram para Angola de avião e com custos de 17 mil euros, suportados por uma cervejeira.
Marcações: Sociedade