Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação em Guimarães

A Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação vai presidir à abertura do Encontro Anual de Avaliação das Actividades das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco que vai decorrer em Guimarães. Com o tema “Prevenção Primária. Uma cultura. Um desafio”, o encontro está marcado para os dias 18 e 19 deste mês, no Centro Cultural Vila Flor.

Segundo o Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Guimarães, na oportunidade serão feitas intervenções cujas tónicas passarão pela prevenção primária que possam evitar os casos de violência sobre menores.

Fernando Trigo afirma que é essencial apostar na prevenção primária porque só assim se poderá baixar os números de crianças e jovens que constam nas listas das Comissões como estando em risco.

No caso de Guimarães desde o início do ano, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens instaurou 58 novos processos de promoção e protecção de menores, dos zero aos 18 anos. Foram ainda arquivados cinco processos por não se verificar exposição a factores de risco ou perigo. De acordo com os dados do serviço, seis casos foram enviados para o Ministério Público. Perante estes números a aposta terá que passar pela prevenção primária.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email