CVR transforma óleos usados em biodiesel

O Centro de Valorização de Resíduos, a funcionar no campus de Azurém da Universidade do Minho, está a desenvolver uma campanha de recolha de óleos alimentares usados. Trata-se de um projecto que pretende transformar esse recurso energético em biodiesel. Segundo o responsável da equipa que está a coordenar o projecto, a iniciativa pretende valorizar este resíduo habitualmente desperdiçado em termos energéticos. “Os óleos alimentares são lançados no lixo sem qualquer tratamento, mas podem ser reutilizados”, observou Pablo Kroff.
“A nossa ideia é valorizar os óleos e produzir um combustível que é o biodiesel”, acrescentou o investigador de origem chilena.
No âmbito deste projecto, o Centro de Valorização de Resíduos estabeleceu um protocolo com a Universidade do Minho para o aproveitamento dos óleos alimentares utilizados nas cantinas. Porém, a instituição pretende alargar o projecto. Por exemplo, envolvendo as Autarquias da região e outras entidades onde são servidas muitas refeições, originando elevada quantidade de óleos alimentares usados, passíveis de serem transformados.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email