PJ recebeu 260 inquéritos de processo de Guimarães em 2005
No ano passado a Polícia Judiciária de Braga recebeu 260 inquéritos de processos de crimes que ocorreram no nosso Concelho. Segundo os dados facultados ao Guimarães Digital em termos globais a criminalidade em Guimarães diminuiu, mas a violenta aumentou. Dos dados facultados pela PJ verifica-se, por exemplo, que 124 dos processos que ocorreram no ano passado estavam relacionados com a criminalidade económica onde se inclui a corrupção, peculato, tráfico de influências, burla, crimes fiscais, contrafacção e passagem de moeda falsa. Já em 2004 estes crimes originaram 194 inquéritos. Esta redução poderá estar relacionada com a questão da moeda falsa.No ano passado, os crimes contra as pessoas foram 40, enquanto que em 2004 foram 38. Nestes casos estão os homicídios, ofensa à integridade física com arma de fogo, crimes sexuais e sequestro.
No caso dos crimes contra o património, ou seja, roubo e dano com arma de fogo, foram 52 contra os 37 verificados em 2004.
Feitas as contas constata-se que em 2005 houve uma diminuição dos inquéritos de processo que deram entrada na Polícia Judiciária de Braga verificados em Guimarães. Porém, a chamada criminalidade violenta aumentou.
Marcações: Segurança