Ministra da saúde inaugurou três espaços da Unidade Local de Saúde do Alto Ave

images/fotoarquivo/2018/saude/ministra_inauguracoes.jpg

A Ministra da saúde inaugurou esta sexta-feira três espaços da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave.

No Hospital de Guimarães, Ana Paula Martins inaugurou o Centro de Ensaios Clínicos Precoces da Unidade de Investigação Clínica do Centro Académico da Unidade Local de Saúde do Alto Ave. A Governante inaugurou também na mesma unidade a área de Ambulatório de Saúde Mental.

Posteriormente, inaugurou as obras de Requalificação do Centro de Saúde da Amorosa da mesma Unidade Local de Saúde do Alto Ave.

A Ministra da saúde destacou a qualidade  de uma Unidade Local de Saúde com unidades diferenciadas. "Mais uma vez assistimos a um planeamento estratégico da gestão deste Hospital, que tem uma visão ampla e ambiciosa do que podem ser os cuidados de saúde e a sua optimização. Esta é, de facto, uma ULS onde temos unidades muito diferenciadas. Temos a ideia de que apenas os grandes hospitais tem unidades diferenciadas. Esta é a prova de que isso também acontece aqui. Depois temos também a ligação aos cuidados primários que são, como temos vindo a dizer, a porta de entrada do serviço nacional de saúde", aponta Ana Paula Martins. 

O Presidente da ULS do Alto Ave, Pedro Cunha, falou de uma obra "diferente" que vai "beneficiar os utentes dos diferentes municípios", com acesso "mais rápido e de proximidade", que "são fundamentais para a vida de todos". 

Confrontado com a desvalorização profissional no serviço público, o responsável defendeu dois projectos em curso que vão aumentar a atractividade para os profissionais. "Temos dois projectos em curso especificamente desenhados para promover esta capacidade de diferenciação dos médicos e da sua atractividade.  Em primeiro lugar, nesta ULS há três meses, que numa estratégia de reinvestimento do dinheiro que recebe através investigação clínica, está a financiar doutoramentos e mestrados dos médicos e dos enfermeiros, numa parceria com a Escola de Medicina e a Escola de Enfermagem da Universidade do Minho. Aliás, todas as vagas que colocamos à disposição ficaram ocupadas, o que significa que dentro de três anos teremos médicos e enfermeiros formados. Depois temos esta parceria com a Harvard Medical School que nos vai permitir melhorar a saúde organizacional  da nossa instituição e toda as estratégia de tramitação entre cuidados de saúde primários e cuidados de saúde hospitalares ou trabalho em equipa, com o selo da maior instituição de ensino universitário do mundo", explicou.

Marcações: Ministra da Saúde

Imprimir Email